A APEL e a Feira do Livro do Porto
É o seguinte o texto do comunicado da direção da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, APEL, sobre a Feira do Livro do Porto:
«A Câmara Municipal do Porto (CMP) anunciou, em comunicado, no passado dia 5 de março, que a cidade do Porto “vai ter Feira do Livro em 2014”, assumindo-se como a única entidade organizadora do evento.
A APEL – Associação Portuguesa de Editores e Livreiros lamenta a decisão tomada pela CMP de não realizar a Feira do Livro do Porto com a APEL.
Para evitar que se repetisse a enorme desilusão do ano passado, em que, pela primeira vez ao fim de mais de 80 anos, não se realizou a Feira do Livro do Porto, a APEL tomou a iniciativa de contactar a CMP no sentido de se assegurar a realização deste evento já este ano, considerando também as edições futuras.
A APEL foi sempre sensível às dificuldades apresentadas pela CMP. Por isso dispôs-se a organizar a edição de 2014 por sua conta e risco, sem contrapartidas financeiras da Câmara, pese embora o investimento que esta Associação está a fazer em novos pavilhões para proporcionar um maior conforto dos visitantes.
Em contrapartida, a Câmara comprometia-se a assinar um protocolo plurianual que garantisse o apoio financeiro, a partir de 2015, para as edições futuras. A proposta de protocolo foi entregue em devido tempo pela APEL à CMP.
A CMP veio por sua iniciativa a público anunciar que a APEL organizaria este ano a Feira do Livro do Porto sem apoio financeiro da edilidade, não referindo a proposta de protocolo, pelo que aguardámos pela confirmação da sua aceitação.
As Feiras do Livro são, sempre foram, a maior montra da edição portuguesa. É uma oportunidade única para editores promoverem os seus autores e divulgarem todos os livros (muitos deles já distantes das prateleiras das livrarias) e é por isso que a generalidade dos editores faz questão de marcar presença, pese embora o reduzido interesse comercial, dada a pouca expressão que estes eventos representam em termos de vendas, e aos elevados custos da operação.”
No interesse dos autores, editores e livreiros, mas sobretudo dos leitores, a APEL estará sempre disponível para encontrar soluções que viabilizem a realização da Feira do Livro do Porto.»