Hoje nas bancas!
«Vejo os perigosos meios literários portugueses com menos encantamento. Enjoam-me um bocado, se quer que lhe diga.»
[Pedro Tamen, entrevistado por Carlos Vaz Marques]
PEDRO TAMEN FORMADO EM DIREITO E SOLIDÃO
Chamaram-lhe em tempos «poeta barroco» e ele ri-se. Gosta de dizer que escreve no escuro. É esse o tema do livro que acaba de publicar. Um Teatro às Escuras (Dom Quixote) é a encenação poética da incapacidade intransponível de nos entendermos sem equívocos. A vida é um palco de sombras.
KARL P. EFFIELD O PRÉ-HETERÓNIMO DESCONHECIDO
«The Miner’s Song» não só é o primeiro poema em inglês publicado por Fernando Pessoa, como também o primeiro publicado com outro nome, facto até hoje desconhecido. Karl P. Effield nasce, num caderno de adolescência do poeta, como autor de From Hong Kong to Kudat. Uma vertiginosa história pré-heteromínica com epicentro em Durban.
ALBERTO MANGUEL DEUS, DANTE E O CÃO
Por entre as 30 mil obras da sua biblioteca em Poitou-Charentes, o escritor canadiano nascido argentino escolhe de novo A Divina Comédia para regressar à LER com este ensaio exclusivo, onde o «poema universal» ganha protagonistas inesperados.
MICROCONTOS 34 CIGARROS
Se ainda não há unanimidade quanto à definição do género, restam poucas dúvidas sobre o nome da «imperatriz» do nanominimicroconto: Lydia Davis, ex-mulher de Paul Auster e autora de Break it Down – Demolição, um dos seus maços literários mais célebres, onde o tamanho não interessa e o tempo é medido a partir do momento em que o isqueiro se acende.
JOGO SORTE OU DESGRAÇA LITERÁRIA
Para distrair o leitor do tédio e da crise, criámos um jogo sem paralelo no mercado português (é verdade que sem tabuleiro, dados ou peões, ainda assim com direito a dupla página). Não há regras – é sempre em frente –, mas há que ter cuidado com as armadilhas. Algumas com peso.
Pode comprar o seu exemplar aqui ou optar por uma assinatura anual.