Hoje nas bancas!
INÊS PEDROSA
INTIMIDADE E BOM SENSO
Como conta Carlos Vaz Marques, só por duas vezes a escritora e directora da Casa Fernando Pessoa mede as respostas nesta entrevista: quando fala da sua experiência na primeira candidatura presidencial de Manuel Alegre ou das relações entre escritores. Ao quinto romance (Os Íntimos), Inês Pedrosa entra a fundo na amizade masculina, ela que encontrou neste sentimento, mais do que no amor, o tema da sua literatura.
MARK TWAIN
NAS BRAÇAS DO MISSISSÍPI
Deve o nome ao «rio velhaco» que se tornou com o tempo «um livro maravilhoso». Quando se completa o primeiro centenário sobre a morte do autor de As Aventuras de Tom Sawyer, Teresa Cid, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, ensaia uma viagem pelas margens de um pujante território ficcional.
FUTEBOL
SELVAGENS E SENTIMENTAIS
Valdano lia Benedetti antes dos jogos, Maradona tinha os seus livros escolhidos pelo preparador físico – dois episódios, entre outros, que ajudam Luís Freitas Lobo a explicar que tudo se joga entrelinhas. Mas se há dúvidas, Rogério Casanova avança com um glossário, os cronistas da LER entram em campo e, no fim, sempre pode (re)ler 20 livros que tratam a bola por tu.
FERNANDO PESSOA
CHARADAS DE GAUDÊNCIO NABOS
Há cem anos, um dos pré-heterónimos de Pessoa publicava duas charadas no Novo Almanaque de Lembranças Luso-Brasileiro, best-seller que unia 20 mil leitores nos dois lados do Atlântico. O Dr. Nabos, como verá, sabia do assunto.
NORMAN MANEA
VARIAÇÕES PARA UM AUTO-RETRATO
Nem de propósito. Conhecedor da obra de Pessoa, o escritor romeno revela-se em O Regresso do Hooligan, finalmente traduzido em português. «É muito difícil escaparmos à nossa mãe judia, onde quer que estejamos. Continuo a testar a literatura como forma de fuga.»
Pode comprar o seu exemplar aqui ou fazer uma assinatura anual.