Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

LER

Livros. Notícias. Rumores. Apontamentos.

LER hoje nas bancas!

 

Hélia Correia – O meu nome é Lizzie
Adoecer marca o regresso literário da autora de Lillias Fraser. Romance biográfico, nasce da história de amor entre Elizabeth Siddal e Dante Gabriel Rossetti, com a Inglaterra do século XIX e o grupo dos pré-rafaelitas como pano de fundo. Um livro com voo marcado: o voo do destino, do amor e da doença como luz e danação.

Manuel Alegre – O lírico sou eu
É mais um fragmento das memórias que o poeta e político que quer chegar ao Palácio de Belém nunca escreverá: O Miúdo Que Pregava Pregos Numa Tábua, recém-lançado pela Dom Quixote. Em mais de duas horas de conversa, Manuel Alegre não dá cavaco às presidenciais e fala de poesia, da escrita, dos adversários, da maledicência literária (e da outra), do poder e do marialvismo.

Colm Tóibín – O’Brien, Borges e Pessoa
O escritor irlandês, finalista repetente do Booker, que no início do ano venceu o Costa Award com Brooklyn, ensaia para a LER uma trilogia da grande literatura com ressonâncias geográficas, que parte de Dublin, atravessa Lisboa e chega a Buenos Aires. «Tal como os romancistas do século XIX fetichizaram o mundo, Borges, Pessoa e O’Brien fetichizaram o livro.»

Auto-ajuda – Regras para ficção
José Eduardo Agualusa, José Rentes de Carvalho, Rui Cardoso Martins, Inês Pedrosa, Dulce Maria Cardoso, Rui Zink, Valter Hugo Mãe e Miguel Real como nunca os viu: em terapêutica versão de auto-ajuda para combater a crise. Sem espinhas, fraldas ou novelas das oito. E com direito a brinde: um «Manual de Escrita Criativa».

Inéditos – Cartas para Sophia
Quatro cartas e outros tantos bilhetes-postais enviados por Jorge de Sena a Sophia de Mello Breyner Andresen são a mais recente descoberta do espólio à guarda do Centro Nacional de Cultura, e integram a terceira versão (editada pela Guerra & Paz) da correspondência trocada entre os dois escritores ao longo de 20 anos.

E AINDA

Sofá. «Há espaço para que te deites junto a mim», garante Alexandre Andrade, professor da Faculdade de Ciências de Lisboa e um dos bons segredos na literatura portuguesa.

Brasil. Mistérios e mitos de Luiz Ruffato, um autor que se afirmou na última década e não gosta de pirataria. Quem gosta?

Correntes. Ressonâncias do encontro literário da Póvoa do Varzim: um belíssimo texto de Manuel da Silva Ramos, um encontro a quatro e uma dupla de portefólio.

Poesia. Joaquim Manuel Magalhães encurtou a sua obra poética para um livro, um «livro mau, sem sentido», escreve Jorge Reis-Sá.

Pré-publicação. Primeiras páginas dos novos romances de Inês Pedrosa e Mário de Carvalho.

Provedor. Depois da última edição da LER, os criativos da Marvel criaram um novo herói da BD: o Super Valter. Cacha das boas. As coisas que o nosso provedor sabe…

Pode comprar o seu exemplar aqui ou fazer uma assinatura anual.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.