LER hoje nas bancas!
Valter Hugo Mãe – Os ossinhos do ofício
Ao quatro romance, a máquina de fazer espanhóis, Valter Hugo Mãe muda de editora mas continua a pensar poder «salvar o mundo». Já aceita a ideia que é melhor romancista do que poeta, e confessa estar a escrever o próximo livro com maiúsculas. De uma coisa não abdica: mostrar o que vai a alma. Uma entrevista que é um longo desabafo.
Receitas – Literatura como prato principal
Todos os anos, o Goncourt é decidido no Restaurante Drouant, em Paris, sob o olhar atento de Antoine Westermann, também consultor gastronómico da Fortaleza do Guincho. Por isso, desafiámos o seu chef executivo, Vincent Farges, a recriar e interpretar quatro passagens culinárias de Marguerite Duras, Fialho de Almeida, Camilo Castelo Branco e Cesário Verde. E não é que aceitou?
Livros – Notas de gastrónomos
O prato principal de José Bento dos Santos passa pela cozinha e pelos milhares de livros da sua biblioteca pessoal. Escolheu uma ínfima parte para nos ajudar a perceber de que é feita esta arte milenar. Há mais: David Lopes Ramos aconselha alguns títulos obrigatórios para ler à mesa e Paulo Moreiras divulga os mais recentes vencedores portugueses dos «óscares» da literatura gastronómica.
Reportagem – O inesquecível salmonete
Durante dois dias, Rogério Casanova visitou o restaurante mais antigo de Portugal. Surpreendeu-se com as manobras na cozinha do chef José Avillez, aprendeu os 22 mandamentos do Tavares e atribuiu, com solidez gramatical, a sua nota final, com inevitáveis considerações pelo meio. O primeiro passo de um potencial gourmet.
Maria de Lourdes Modesto – Sentir o sabor português
Aos 79 anos, a autora de Cozinha Tradicional Portuguesa conserva a abertura de espírito, a curiosidade e o perfeccionismo que a tornaram famosa. Com Modesto, definitivamente, ninguém fica a meio caminho. Ou não: «Estamos numa altura em que não se sabe para onde vai a gastronomia ocidental.»
E AINDA
Brasil. Guia Afetivo da Periferia é a prova de que Marcus Vinícius Faustini se revela na literatura brasileira contemporânea.
Inédito. Cozinha do Ribatejo, ainda por publicar, é a derradeira peça de um valioso puzzle da história de alimentação portuguesa, contada por um saudoso mestre: Alfredo Saramago.
Savarin. «Verdadeira certidão de nascimento da gastronomia», Fisiologia do Gosto, clássico de 1825, regressa às livrarias portuguesas com introdução de Roland Barthes.
Pré-publicação. Páginas inéditas de O Olho de Hertzog, romance do moçambicano João Paulo Borges Coelho, galardoado com o Prémio LeYa 2009.
Sala do Escritor. José Quitério é (talvez) o último crítico resistente às novas tecnologias: escreve as suas crónicas gastronómicas à máquina e envias-as por fax para o Expresso.
Provedor. As coisas que o nosso provedor descobre quando está sentado na mesa ao lado: José Aniceto Fernandes é o Mário Crespo da Literatura.
Pode comprar o seu exemplar aqui ou fazer uma assinatura anual.