Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

LER

Livros. Notícias. Rumores. Apontamentos.

Bertrand regressa a Aquilino

O Galante Século XVIII - Textos do Cavaleiro de Oliveira, de Aquilino Ribeiro (1885-1963), volta a ser editado pela Bertrand, agora com prefácio de Baptista-Bastos. Lançamento agendado para 8 de Setembro.

 

«O século XVIII interessou, particularmente, as atenções de Aquilino. Creio que ele procurava, no nosso Setecentos, as razões do pessimismo nacional, a resignação e a indiferença que lacravam o espírito da nação, submetida às leis do Estado e às superstições de uma Igreja que dispunha de um poder tão absurdo como absoluto. Portugal vivia calafetado no interior de fronteiras onde o fanatismo se tornara sagrado. No prefácio a L’Amusement Periodique [Recreação Periódica, 1922], repõe a questão da felicidade como princípio e fim da liberdade. E o Cavaleiro, com os seus textos sulfúricos e corajosíssimos para a época (e, ainda, para hoje!), é o testemunho de um homem que reconheceu na história a soma de árduas lutas contra a opressão. É um aliado. À ideia de que o universo é um sacramento, opõe o Cavaleiro o princípio de que o ser humano é o sacerdote da sua própria criação. Quem conhece a obra majestosa de Aquilino Ribeiro compreenderá o seu interesse e o seu cuidado no estudo (nos estudos) por si empreendidos sobre o nosso racionalista de Setecentos.
Aliás, devo dizer que este admirável livro que o leitor tem entre mãos, juntamente com Aldeia, Geografia Sentimental, Anastácio da Cunha, o Lente Penitenciado, Portugueses das Sete Partidas ou Os Avós dos nossos Avós constituem a melhor iniciação à fascinante obra do Mestre. Do Mestre, isso mesmo. Aquilino Ribeiro dá continuidade a uma grande tradição cultural portuguesa, mas ele próprio é a súmula de uma cultura. Um demiurgo, nos diversos níveis estruturais do texto, que consegue unir as disciplinas numa permanente reciprocidade entre as sabedorias. E o texto aquiliniano é uma beleza que resiste ao tempo.»

 

Excerto do prefácio de Baptista-Bastos