Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

LER

Livros. Notícias. Rumores. Apontamentos.

As listas da LER: 10 livros sobre xadrez

Numa carta enviada a Paul Auster, J.M. Coetzee contou que, durante algum tempo, numa outra vida, se tinha dedicado ao xadrez. Lembrava-se bem desse período porque chegara a sonhar com tabuleiros, peças, jogadas. Concluía dizendo que não há desporto mais obsessivo e capaz de causar transtornos mentais. Na minha infância, também me abeirei atrevidamente do xadrez, mas fui salvo por uma longuíssima série de derrotas iniciais que me encaminharam decididamente para o Tetris. Então, sim, fartei-me de sonhar com peças em queda de um céu caucasiano.

  • Arturo Pérez-Reverte, A Tábua de Flandres [Asa]
  • Katherine Neville, Oito [Porto Editora]
  • Álvaro Pereira, Fernando Silva, Luís Santos, Kaarpov – Korchnoi: 32 Lições de Xadrez [Caminho]
  • Stefan Zweig, Novela de Xadrez [Assírio & Alvim]
  • Pedro Paulo Sampaio e António Ferreira, A Abertura Portuguesa [Caminho]
  • Garry Kasparov, A Vida Imita o Xadrez: Faça as Jogadas Certas no Trabalho e na vida [Gestão Plus]
  • Fernando Henrique Cardoso, Xadrez Internacional e Social-Democracia [Dom Quixote]
  • Robert Löhr, A Máquina de Xadrez [Presença]
  • Vladimir Nabokov, A Defesa [Teorema]
  • Jacobo Caselas Cabanas Xadrez: Primeiros Passos [Despertar Memórias]

2 comentários

Comentar post