Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

LER

Livros. Notícias. Rumores. Apontamentos.

Sítio do Livro em Setembro

«A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) assinou na passada semana um acordo com o Sítio do Livro com vista ao estabelecimento das regras de relacionamento dos autores que a SPA representa com esta nova empresa do sector livreiro.
O Sítio do Livro consiste numa iniciativa editorial inédita que visa publicar e comercializar, exclusivamente pela Internet, obras que não se encontrem à venda no circuito livreiro. Sejam obras já antes editadas, que se encontrem esgotadas ou simplesmente retiradas de catálogo, ou obras novas que não tenham encontrado editor, o Sítio do Livro dedicar-se-á à sua publicação online, usando o sistema de print-on-demand, que permite produzir os livros à medida das encomendas, sem necessidade de tiragens prévias.
Desta forma, pretende o Sítio do Livro dar uma nova oportunidade de venda aos livros que já não se encontram nas livrarias, ou aos que, por terem presumivelmente uma procura muito selectiva, tenham dificuldade em ser editados. O Sítio do Livro será também um canal privilegiado para o escoamento das sobras das edições retiradas do circuito livreiro, numa altura em que tanta polémica tem havido sobre a destruição de livros.
O custo unitário das obras a publicar por esta livraria será análogo ao dos livros editados pelo processo tradicional e o seu acabamento gráfico será também idêntico. Os autores que venham a publicar por esta via serão directamente remunerados pelo Sítio do Livro ou, caso mantenham contratos com editoras, sê-lo-ão por intermédio destas.
O Sítio do Livro prevê iniciar a sua operação comercial em Setembro, estando nesta altura a constituir um catálogo inicial de arranque e a construir o seu site transaccional. O êxito comercial deste projecto inédito assenta essencialmente na dimensão do catálogo disponível para venda que se prevê que, ao fim de cinco anos, venha a ultrapassar os 100 mil títulos.

A SPA, reconhecendo o interesse desta iniciativa para os autores que representa, desde logo quis colaborar activamente com o Sítio do Livro, assinando com o mesmo um protocolo, mediante o qual se fixam os mecanismos de protecção dos direitos autorais e a SPA se compromete a promover esta iniciativa junto dos seus representados.»

 

Comunicado assinado por Quintela & Reis Consultores (recebido há poucos minutos).

3 comentários

Comentar post